FONTE ATELIÊ por Manuela Torres




Trazendo consigo, não por acaso, a definição de ateliê, a Fonte trata de suas peças como quem cria objetos de arte. Com carinho pelos detalhes, as roupas são exclusivas ou feitas em pequena quantidade, uma a uma, desde sua modelagem ao acabamento, por uma única pessoa.
A marca, nascida em Salvador, voltada ao público feminino, traz em sua essência a delicadeza e o frescor tropicais, dando vida a tecidos e materiais minuciosamente escolhidos.

Se auto-descreva como empreendedora.

A Fonte Ateliê é um projeto que tenho desde 2008, quando iniciei o curso de Design de Moda. Desde então, tudo o que fiz foi com o objetivo de ter conhecimentos pra desenvolver sozinha todos os processos de criação e desenvolvimento em torno de uma marca de moda. Aprendi desde a modelagem e costura até a arte gráfica, pra criar a logo e poder me virar nas divulgações. Não satisfeita só com a graduação em moda, me formei em artes plásticas, pra que minha marca tivesse um diferencial artístico e criativo.
Tem um ano que venho trabalhando diretamente no projeto e fez um pouco mais de um mês que lancei a Fonte Ateliê.  Fazer tudo sozinha não é pouca coisa, mas é uma delícia ver cada coisinha se concretizar.


Descreva-se como consumidora.

Como consumidora sou bastante comedida. Analiso todas as qualidades do produto/serviço, penso se preciso mesmo daquilo, comparo os preços. Às vezes levo dias refletindo se vale mesmo a pena comprar. Quando se trata de roupa, a probabilidade de eu adquirir o produto são ainda menores, porque é algo que eu posso fazer pra mim, exclusivo, sob medida.

E o olhar mira para onde?

A Fonte Ateliê começou há pouquinho tempo. O meu olhar mira o reconhecimento da marca e consequente crescimento, mas sempre mantendo as características de um bom ateliê: peças criadas com carinho, acabamento caprichado, pequena quantidade de peças por modelo.

O cenário é promissor?


O cenário atual da moda tem se mostrado cada vez mais voltado ao que é ou tem características artesanais e, portanto, tem certa exclusividade. As pessoas buscam produtos que tenham história, poesia, que sejam mais do que vestimentas e tragam emoções na bagagem. É importante saber como a marca produz suas peças, como trata seus funcionários e como se posiciona em relação à sustentabilidade. Se as peças são feitas de maneira artesanal, por alguém que ama o que faz, e não em série como são produzidas nas fábricas, isso é especial. 







Liste 5 características marcantes do seu produto.


A delicadeza é presente tanto no conceito da marca, como no design dos produtos e no relacionamento com o cliente.
Prezo por um
acabamento bem feito. Não uso máquina overlock e deixo as costuras o mais escondidas possível, costurando à mão, quando é necessário.
Por serem feitas apenas por mim, as peças são produzidas em pequena escala, apenas uma de cada tamanho (P, M e G) por modelo.
As peças são atemporais e feitas para durar.
As roupas têm detalhes sutis, que só as marcas que produzem cada peça como se fosse a única podem fazer. 



Manuela Torres tem 26 anos, é designer de moda e artista plástica.

Fotos do editorial: Douglas Mendes.




LINKS: