PERMUTANTES em ação

PERMUTANTES no Trocadilho - feira de trocas. Local: Coaty | Projeto Ativa

Sempre bom lembrar que estamos respirando juntos. Compartilhamos do mesmo ar. Logo, somos todos permutantes.
Enquanto um expira o outro inspira e assim sucessivamente. A grande troca começa aí. E então fica mais fácil pensar nesta rede. No quão ela simplifica a vida e expande as possibilidades ativando o senso comum em prol do consumo consciente e contra o desperdício.
Colaboração é sinônimo de revolução. E deve ser pra já! 

PERMUTANTES no Trocadilho - feira de trocas. Local: Casa AmarEla

Assim pensa a rede PERMUTANTES, ativa desde 2013, atuando virtualmente com mais de 1.000 seguidores no grupo (fechado) do Facebook e, presencialmente, com encontros regulares em Salvador no TROCADILHO – feira de trocas e parceria: serviços, habilidades e saberes.
Para fazer parte basta solicitar no link: https://www.facebook.com/groups/permutantes

PERMUTANTES no Trocadilho - feira de trocas. Local: Coaty | Projeto Ativa
História

Identificar o período exato que se iniciou o comércio é praticamente impossível. Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outras. E a ideologia  do comércio é justamente isso: trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.


PERMUTANTES no Trocadilho - feira de trocas. Local: Casa AmarEla
Sistema de trocas

Também denominada de Escambo a prática ancestral de se realizar uma troca comercial sem o envolvimento de moeda ou objeto que se passe por esta, e sem equivalência de valor.
É a forma original e mais básica que o ser humano tem de realizar trocas, geralmente realizadas com o excedente de cada comunidade.


PERMUTANTES no Trocadilho - feira de trocas. Local: Coaty | Projeto Ativa
Realidade virtual

Hoje temos alguns exemplos incríveis a ser seguidos como este: a Timefire LLC, empresa de tecnologia que está criando Hypatia, a mais avançada cidade em realidade virtual cujo objetivo é proporcionar experiências culturais e educacionais onde a colaboração e a criatividade são a moeda.
Pretende ser uma espécie de “próxima geração” de navegador web unindo as pessoas pela realidade virtual. O ambiente vai permitir que pessoas de todo o mundo quebrem barreiras de isolamento geográfico e econômico.

Outras plataformas

APP - http://mee.art.br/
BLIIVE – Banco de horas: htts://bliive.com
PROJETO GAVETA (MODA) – http://www.projetogaveta.com/
BANCO DE TEMPO (Portugal) - http://www.bancodetempo.net/pt/