Mur(r)os de Marie Thauront

Mur(r)os é uma exposição de fotos gigantes, na técnica do lambe lambe, nas ruas de Salvador, sobre a temática do grafite e seus personagens, interpretados por pessoas reais maquiadas por Marie Thauront, profissional atuante e cuja arte é focada na ressignificação do corpo. 



Nestas imagens,  um  certo  retrato  de  Salvador,  que  recorta  os  grafites  da  cidade.  Estes ganham um olhar  agudo e sensível,  pois  em frente a eles,  aparecerão indivíduos  reais, pintados e caracterizados como os personagens das próprias pinturas. Com isto, pretende- se tornar mais visível a arte dos grafiteiros e sua poética, sem tirá-la das ruas: é como mostrar o que todo mundo vê, sem olhar. Se insere também dentro do estudo de Marie Thauront sobre a representação do ser humano, assunto que ela pesquisa como artista maquiadora, pintando rostos e corpos há mais de 25 anos. Tem a característica de partir  da  representação  para ir  em direção  ao real,  porém um real  fantasioso,  um real gráfico.

Nesse projeto, Marie quer provocar uma reflexão na população da cidade sobre: a arte de rua; o acesso às artes (à arte visual que se faz na própria cidade) e o espaço urbano/ espaço público
Com esta pesquisa e esse fazer artístico, a artista reflete sobre identidade em geral e dos grafiteiros em particular: através de sua poética, ela coloca esses personagens  urbanos  (anti  heróis/  super  heróis  das  ruas)  como pessoas  vivas  na cidade, enfatizando a expressão do que é dito no grafite. 



O projeto Mur(r)os, foi contemplado pelo Edital Setoriais de Artes Visuais, 30/2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Saiba mais aqui: https://murrosblog.wordpress.com/