Livro FRUTOS DO CERRADO

A premiada baiana/goiana Chef Márcia Pinchemel lança em Salvador no próximo dia 22 de setembro, às 19:30 horas, na livraria SARAIVA do Salvador Shopping, o primeiro livro autoral da gastronomia contemporânea com frutos do cerrado de Goiás. 


FRUTOS DO CERRADO - Paixão, Sabores e Aromas é o resultado dos experimentos de Márcia desde o início dos anos 2000, quando ela se mudou para Pirenópolis. A cidade passou a ser sua inspiração na criação de receitas com os frutos do cerrado, principalmente o baru, que ela considera o rei de suas invenções culinárias.


Em 2004, quando Márcia idealizou o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis e lançou o desafio para que cada chef criasse um prato utilizando um dos ingredientes do bioma, ela começou de fato a disseminar o uso dos frutos do cerrado. O resultado foi incrível e os profissionais da gastronomia passaram a criar receitas em seus restaurantes espalhados por todo o Brasil receitas com o baru, a cagaita, jatobá, pequi e muitos outros frutos.

A chef, também passou a viajar pelo Brasil participando de concursos e festivais Brasil afora, mas sempre focada na divulgação dos frutos do cerrado. Paralelamente, comandava o Le Bistrô, o primeiro restaurante de alta gastronomia em Pirenópolis. Entre as receitas escolhidas para o seu primeiro livro, Márcia elegeu algumas inéditas e outras elaboradas para festivais e concursos.